451
AULAS EXPERIMENTAIS DE FÃ?SICA â?" MAGNETISMO, ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO NO ENSINO Ã? DISTÃ'NCIA;
JOS? TADEU DE OLIVEIRA;
Arquivo não encontrado
COBENGE17
[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia
[25] 07.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
Resumo: A disciplinas com caracterÃsticas experimentais apresentam grande desafio para o Ensino à Distância. As atividades práticas exigem infraestrutura, instrumentos, equipamentos, materiais e instalações especÃficas e o desenvolvimento de métodos cientÃficos experimentais não se aprende, nem tampouco, é consolidado sem o exercÃcio da prática. Com a evolução tecnológica verificada nas últimas três décadas, associado a estratégias administrativas e gerenciais antigas, levou as práticas docentes de laboratório a ineficiência e esse modelo deixou de ser capaz de capacitar completamente o Estudante de Engenharia. A distância entre os laboratórios acadêmicos e as plantas industriais ou aos estúdios de projetos, é tal que os programas de treinamento ofertado aos recém-formados possuem duração prevista de dois anos. Postura técnica, métodos de trabalhos e a capacitação ao aprendizado em programas de treinamento intensivos é o que a Escola pode fazer de melhor. Este documento apresenta proposta de Plano de Ensino e Plano Didático Pedagógico para uma Disciplina de Laboratório FÃsica Geral III, Eletricidade e Eletromagnetismo, ministrada à distância com atividades demonstradas em aulas virtuais e atividades práticas desenvolvidas pelos Estudantes em aulas presenciais concentradas nas instalações do laboratório.
Treinamento, Método cientÃfico, Estágio, Disciplinas de laboratórios, Disciplinas Experimentais no EAD