Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4509

Análise de atividades laboratoriais em cursos de engenharia presenciais e a distância a partir de relatos de estudantes;

Carolina Maia dos Santos, José Fernando Ernesto Tavares, Lucas Barboza dos Santos, Rita Bianca Menezes Melo;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

O desenvolvimento de atividades laboratoriais é fundamental para a formação de engenheiros. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgem novas possibilidades de aprendizado através da utilização de laboratórios não presenciais. Em função da maior flexibilidade e acessibilidade para o uso, estas novas estruturas de laboratório tendem a ser importantes elementos para os cursos de engenharia ofertados a distância que, no Brasil, tem demonstrado crescimento nos últimos anos. Desse modo, este artigo busca realizar uma análise de propostas de atividades laboratoriais ofertadas por cursos de engenharia presenciais e a distância através da perspectiva de estudantes. Para isso, foram considerados, principalmente, o tipo de laboratório e os materiais/equipamentos utilizados e ainda as relações estabelecidas entre estudantes e professores no processo de aprendizagem. A investigação desenvolveu-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. As análises dos relatos dos estudantes demonstraram que as propostas de atividades laboratoriais de cursos presenciais e a distância podem ser melhoradas, principalmente em relação ao modelo pedagógico adotado. Apesar da importância da infraestrutura para as atividades laboratoriais, é necessário refletir sobre a relevância do papel do professor/tutor, bem como entender como oferecer possibilidades didáticas mais adequadas para promover o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes não somente através da interação estudante-equipamento, em especial, na educação a distância que demanda condições específicas de ensino-aprendizagem.

Laboratórios; Educação em Engenharia; Educação a Distância; Ensino Presencial
Voltar