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IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA;
DOUGLAS DE SOUZA RODRIGUES, JO?O BATISTA LOPES COELHO JUNIOR, THIAGO MAIA SAY?O DE MORAES, ANDR? RICARDO DE CARVALHO SARAIVA, DOUGLAS VIEIRA BARBOZA;
Este artigo examina os impactos da utilização da Inteligência Artificial (IA) na educação em engenharia, com foco nas áreas de personalização, engajamento, eficiência, considerações éticas e direções futuras. A integração da IA na educação em engenharia apresenta oportunidades para instrução personalizada, adaptando a experiência de aprendizagem às necessidades e habilidades individuais dos alunos. Laboratórios virtuais e ambientes de aprendizagem remotos impulsionados por IA aprimoram o engajamento dos alunos, fornecendo experiências práticas e autênticas, superando barreiras geográficas. O uso de assistentes virtuais inteligentes apoia a jornada de aprendizagem dos alunos, oferecendo orientação personalizada e feedback em tempo real. No entanto, considerações éticas, como privacidade e segurança dos dados, devem ser abordadas ao coletar e analisar informações dos alunos. A confiabilidade dos sistemas de IA também é uma preocupação, exigindo algoritmos transparentes e processos de tomada de decisão imparciais. O desenvolvimento profissional dos educadores desempenha um papel vital na integração efetiva das tecnologias de IA, considerando os diferentes níveis de familiaridade tecnológica entre os professores. As futuras direções de pesquisa abrangem a integração da IA em laboratórios virtuais e remotos, o desenvolvimento de sistemas inteligentes de tutoria e a avaliação do impacto da IA nos resultados de ensino e aprendizagem. Em última análise, a integração responsável e ética da IA na educação em engenharia promete aprimorar a experiência educacional, preparando os alunos para os desafios do futuro.
Inteligência Artificial, Educação na Engenharia, Personalização, Engajamento do Aluno, Considerações Éticas.