Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4505

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLABORATÓRIO EDUCACIONAL NO METAVERSO: AULA PRÁTICA DE QUÍMICA;

Lucio Garcia Veraldo Junior, Isaias Paulino Soares, Luiz Rogério Galam, Pablo Rafael Rosa da Silva;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

A sala de aula é um laboratório de testes que se adapta e reconstrói aos cenários introduzindo novas possibilidades de melhoria do processo de ensino. A busca por inovação e aprimoramento tem sido uma constante na vida humana desde os mais remotos registros da civilização. No contexto contemporâneo, a agenda educativa é baseada nas competências, na definição de metas de aprendizagem consubstanciadas por descritores, na avaliação externa e censitária, na intensificação tecnológica e na correspondente expropriação de conhecimentos dos docentes. Isso aponta para a ideia de que professores necessitam (re) pensar suas práticas e modelos pedagógicos, a fim de contemplar a utilização das tecnologias digitais. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um protótipo em metaverso para uma atividade acadêmica laboratorial do curso de Química. As experiências com o metaverso permitem interagir e conviver com pessoas, como fazemos no mundo físico, seja nas escolas ou universidades, inclusive cursos completos ministrados em ambiente virtual. Para o ensino de Química o uso desses recursos de tecnologias digitais pode ser largamente utilizado, de modo que enriqueça as discussões teóricas e se configure suporte para as práticas pedagógicas.

metaverso, laboratório, Química, experiência, práticas pedagógicas
Voltar