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Artigo


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BrickSim eDU: EXPLORANDO VIRTUALMENTE A CARACTERIZAÇÃO DE BLOCOS FURADOS;

Evyllyn dos Santos Vieira, Márcio Farias Italiano de Araújo, Cássia Vanessa Albuquerque de Melo, Joao Carlos Cordeiro Barbirato;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

Este artigo apresenta uma ferramenta didática que se mostra útil na otimização das aulas práticas sobre ensaios mecânicos de tijolos perfurados de construção civil no curso de Engenharia, particularmente na disciplina de laboratório de materiais. As aulas teóricas e práticas dessa disciplina servem como alternativa para o desenvolvimento de habilidades na interpretação de resultados. É fundamental não apenas compreender a execução adequada dos procedimentos experimentais para testes de qualidade, mas também avaliar numericamente o desempenho desses materiais com diferentes números de furos, espessuras de parede e septos, com base nas normas brasileiras. O perfil dos alunos de Engenharia Civil evoluiu com a integração das tecnologias digitais em sala de aula, levando a uma mudança positiva na percepção de soluções práticas e na busca de respostas rápidas durante as atividades de laboratório. O uso disseminado dessas ferramentas computacionais se estendeu às aulas práticas, simplificando a análise de dados experimentais. Especificamente no laboratório de materiais do curso de Engenharia Civil, é vantajoso empregar métodos que aumentem o interesse dos alunos e permitam a análise simultânea dos dados durante os testes. Neste estudo, foram realizadas simulações de testes mecânicos em tijolos de construção perfurados com diferentes números de furos usando o programa BRICKSIM, que emprega o Método dos Elementos de Contorno. O objetivo foi estabelecer a relação entre as características geométricas desses tijolos e sua resistência à compressão. Juntamente com os resultados apresentados neste artigo, inclui-se uma discussão sobre a possível utilização de programas computacionais em simulações de testes de laboratório. O objetivo é enfatizar a necessidade de investigação prévia do desempenho mecânico dos materiais para aumentar a produtividade em suas aplicações e promover a sustentabilidade.

Tijolos Furados, Método dos Elementos de Contorno, Laboratórios Didáticos Virtuais
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