Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


450

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELEVÂNCIA DO "CONCURSO III - TORRE DE PALITOS DE MADEIRA" PARA O DISCENTE DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL;

Fernando Júnior Resende Mascarenhas, Anderson de Oliveira;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Com o intuito de desenvolvimento de metodologias de aprendizagem que tornem o ensino da Engenharia Civil mais dinâmico, atrativo e prático, competições universitárias estão sendo desenvolvidas. O "Concurso III - Torre de palitos de Madeira" promovido pela PUC Minas é um exemplo da aplicação da metodologia. O objetivo do concurso é a competição entre trios de estudantes, dois alunos da universidade e um aluno do ensino médio, na execução e rompimento de uma torre de palitos de picolé seguindo inúmeros critérios estabelecidos em edital. Para a confecção do projeto, informações e conhecimentos adquiridos em algumas disciplinas, tais como Desenho Arquitetônico, Resistência dos Materiais e Estática das Estruturas, são fundamentais; ficando evidente a interdisciplinaridade que surge desse tipo de competição. O concurso promoveu experiências distintas daquelas do ambiente de classe. A capacidade de resolver desafios e raciocínio analítico foi desenvolvida nos participantes, além do desenvolvimento do trabalho em equipe, organização e a capacidade de questionar. Percebe-se também que esta sistemática é uma ferramenta de criação de profissionais motivados e inovadores.

Metodologias de aprendizagem, Ensino de engenharia, Competições universitárias.
Voltar