4493
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS DE ENSINO COM PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A EXPERIÊNCIA DA SALA DE PROJETOS;
Patrícia Guimarães Crossetti, Betânia Gomes da Silva Filha, Juciléia Filomena Barbosa Severino;
O presente artigo tem como objetivo analisar as ações de protagonismo estudantil que ocorreram na coordenação de eletrotécnica do CEFET/RJ ao longo do ano de 2022, com foco especial nas atividades desenvolvidas na Sala de Projetos. O período analisado marcou o retorno da instituição às atividades presenciais, após um período de ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. O texto destaca a importância do protagonismo estudantil no processo educacional e como ele pode ser promovido por meio de metodologias ativas no ensino. Além disso, o artigo apresenta exemplos práticos das atividades desenvolvidas na sala de projetos da coordenação de eletrotécnica do CEFET/RJ, que permitiram que os alunos adquirissem autonomia e habilidades técnicas. O texto ressalta a necessidade do ensino ir além da simples transmissão de conteúdo pelo professor, buscando através de ações de protagonismo estudantil desenvolver habilidades como pensamento crítico, colaboração e criatividade nos alunos, características solicitadas pelo mercado de trabalho atual. Por fim o texto, através de questionário submetido a discentes que participaram de atividades na Sala de Projetos , apresenta percepções desses alunos e corrobora a importância das atividades da sala de projetos na formação do técnico em eletrotécnica preparado para o atual mercado de trabalho.
Metodologias Ativas, Protagonismo Estudantil, Autonomia Estudantil, Sala de Projetos