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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PYLAYERS COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM ENGENHARIA;
Sidnir Carlos Baia Ferreira, FABRÍCIO JOSÉ BRITO BARROS, MARLICE CRUZ MARTELLI, Bruno Souza Lyra Castro, MIERCIO CARDOSO DE ALCANTARA NETO, Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante, Jasmine Priscyla Leite de Araújo;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
Esse artigo descreve uma metodologia para o ensino de propagação utilizando um
software de código fonte aberto, chamado PyLayers, que tem como objetivo facilitar o
processo de aprendizado de conceitos de propagação indoor. Entretanto, não é comum que
os discentes do curso de graduação em engenharia da computação e telecomunicações
tenham algum contato com este tipo de software. Partindo dessa premissa, o estudo deste
simulador proporciona ao aluno de engenharia, a oportunidade de se familiarizar com este
tipo de ferramenta computacional. Além disso, a metodologia proposta será usada como um
complemento aos métodos de ensino convencionais, ajudando alunos a consolidar os
conceitos ensinados no curso e motivá-los a explorar conceitos relevantes sobre propagação
através do aprendizado interativo. As tarefas de aprendizado usando a metodologia baseada
no uso do software PyLayers foram divididas em quatro etapas: apresentação dos conceitos
relativos a propagação indoor, visualização do código PyLayers, teste do código na linha de
comando em linguagem Python e interatividade através de mapas de calor dos parâmetros
apresentados pela teoria de propagação. Assim, ele complementa o ensino tradicional,
melhorando a eficiência na aprendizagem e facilitando o entendimento, conforme verificado
pela aplicação de um minicurso submetido aos alunos de engenharia da computação e
telecomunicações. As métricas objetivas foram avaliadas para comprovar a eficiência no
aprendizado.
Metodologia, PyLayers, Propagação indoor, Engenharia, Aprendizagem.