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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUM JOGO PARA A ENGENHARIA E A ENGENHARIA DO JOGO - UM MODELO STEM;

Luiz Cesar Barçante, Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto, Mauricio Felix de Souza Barçante, Luis Claudio da Silva Bastos;

COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

BNCC, Trilhas de Aprendizagem, Itinerários Formativos, Componentes Curriculares Eletivos, STEM, Empreendedorismo, Eixos Estruturantes, Jogos Lúdicos e Disciplina Eletiva são termos que passaram a ser utilizados em escolas de nível médio no Brasil e a fazer parte do dia a dia dos cursos de Engenharia. Nesse artigo apresentamos um resumo do trabalho que vem sendo desenvolvido na disciplina eletiva Jogos de Negócios e Empreendedorismo na 1ª série do Ensino Médio em uma escola da cidade do Rio de Janeiro desde o primeiro semestre de 2022. Um dos objetivos desta disciplina é aplicar os conceitos STEM, especialmente na área de Engenharia, além de realizar o levantamento de informações de mercado (concorrentes, clientes e fornecedores) bem como o refinamento delas, aprender a selecionar fontes confiáveis, interpretar dados, usar com ética o material coletado, identificar formas de usar os conhecimentos adquiridos para a solução dos problemas e comunicar suas conclusões. Tudo isso se dá por meio de projetos criativos que resultam em produto, protótipo, modelo ou uma solução criativa. Em meio a esse processo, há a superação de diversos obstáculos como situações de estranheza, de resistência e de conflitos interpessoais. Durante o Jogo, os alunos são estimulados a identificarem potenciais desafios, interesses e aspirações pessoais; analisam o cenário macro, especialmente do mercado e projetam e desenvolvem produtos.

Jogos de Negócios; STEM; Empreendedorismo; Engenharia; BNCC
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