4489
UM JOGO PARA A ENGENHARIA E A ENGENHARIA DO JOGO - UM MODELO STEM;
LUIZ CESAR BAR?ANTE, FERNANDO AUGUSTO DE NORONHA CASTRO PINTO, MAURICIO FELIX DE SOUZA BAR?ANTE, LUIS CLAUDIO DA SILVA BASTOS;
BNCC, Trilhas de Aprendizagem, Itinerários Formativos, Componentes Curriculares Eletivos, STEM, Empreendedorismo, Eixos Estruturantes, Jogos Lúdicos e Disciplina Eletiva são termos que passaram a ser utilizados em escolas de nível médio no Brasil e a fazer parte do dia a dia dos cursos de Engenharia.
Nesse artigo apresentamos um resumo do trabalho que vem sendo desenvolvido na disciplina eletiva Jogos de Negócios e Empreendedorismo na 1ª série do Ensino Médio em uma escola da cidade do Rio de Janeiro desde o primeiro semestre de 2022.
Um dos objetivos desta disciplina é aplicar os conceitos STEM, especialmente na área de Engenharia, além de realizar o levantamento de informações de mercado (concorrentes, clientes e fornecedores) bem como o refinamento delas, aprender a selecionar fontes confiáveis, interpretar dados, usar com ética o material coletado, identificar formas de usar os conhecimentos adquiridos para a solução dos problemas e comunicar suas conclusões.
Tudo isso se dá por meio de projetos criativos que resultam em produto, protótipo, modelo ou uma solução criativa. Em meio a esse processo, há a superação de diversos obstáculos como situações de estranheza, de resistência e de conflitos interpessoais.
Durante o Jogo, os alunos são estimulados a identificarem potenciais desafios, interesses e aspirações pessoais; analisam o cenário macro, especialmente do mercado e projetam e desenvolvem produtos.
Jogos de Negócios; STEM; Empreendedorismo; Engenharia; BNCC