4488
CICLO INICIAL DE MATEMÁTICA - UM PROJETO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO SUPERIOR;
JULIANA MARTINS PHILOT, KARINA BRADASCHIA ROCHA, VITOR ALEX OLIVEIRA ALVES, ELOIZA GOMES;
COBENGE23
[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
Este trabalho é um relato de experiência obtido a partir da reestruturação do primeiro bimestre de disciplinas iniciais da área de Matemática para cursos de Engenharia, em uma instituição privada do estado de São Paulo, denominado de Ciclo Inicial de Matemática. O objetivo foi oferecer aos ingressantes uma série de atividades que promovessem uma transição mais suave do Ensino Médio para o Ensino Superior. Essas atividades visavam sanar eventuais dificuldades dos discentes, bem como promover o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado. A partir da percepção dos docentes envolvidos e de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes do programa, foi possível evidenciar a importância desse tipo de intervenção como facilitadora dessa transição e a falta de engajamento de alguns alunos.
Ensino de Matemática, Engenharia, Ingressantes.
Voltar