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Como elaborar avaliações mais confiáveis?;
ANTONIO CALIXTO DE SOUZA FILHO, LUCIANA MAFALDA ELIAS DE ASSIS, ANTONIO SERGIO MUNHOZ;
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COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O objetivo deste artigo é mostrar que é praticamente impossível elaborar avaliações confiáveis para classificar os estudantes em mais de 2 categorias de conceitos, quando se tem uma classe com alunos com habilidades muito diferenciadas: uns, com baixas habilidades, e, outros, com alta. Além disso, propomos a metodologia do duplo filtro, que consiste em dividir a prova em 2 partes. Deste modo, uma parte da prova, com muitas questões fáceis, é usada para decidir se o aluno tem ou não a habilidade mínima para aprovação, enquanto que a outra parte, com poucas questões difíceis, é usada para decidir se ele tem habilidades mais altas ou não. Assim, mostramos que o filtro usual simples (quando usamos a mesma prova para atribuir conceitos A,B,C,D, etc., contando os acertos) é muito menos confiável, por exemplo, quanto à capacidade de dizer se o aluno merece o mínimo C ou não. Por fim, discutimos que a baixa confiabilidade da avaliação pode ser uma causa relevante de evasão e stress escolar. Em suma, nosso objeto é a elaboração de avaliações e, para tratá-lo, usamos o método de pesquisa exploratório e explicativo, tendo como principal resultado um método para elaboração de avaliações mais confiáveis
Avaliação, confiabilidade, evasão, stress.