Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4479

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPANORAMA DA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA COM O AUXÍLIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE BASEADA NO CHATGPT;

Cristina Gomes de Souza, Ana Carolina de Souza Cosenza, Luis Cesar Ferreira Motta Barbosa;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

O objetivo desse trabalho é apresentar um panorama da formação em engenharia, identificando aspectos relevantes que vêm sendo discutidos em diversos fóruns acadêmicos, a partir de respostas obtidas com o uso do ChatGPT. O estudo foi desenvolvido no formato de uma entrevista estruturada com um conjunto de perguntas abertas organizadas em seções abrangendo as seguintes temáticas: (i) cenário atual e tendências futuras; (ii) novas tecnologias e seus impactos; (iii) ensino e extensão; (iv) ensino remoto; e (v) ações e estratégias para incorporar conceitos e atitudes relevantes na formação dos estudantes. Os resultados mostraram o potencial dessa ferramenta como fonte de consulta, devendo ser usada de forma complementar no apoio ao processo de ensino-aprendizagem. No entanto, como toda tecnologia, o uso do ChatGPT traz oportunidades e desafios sendo importante que educadores e alunos estejam cientes de suas limitações exercendo um pensamento crítico ao avaliar suas respostas. Além de apresentar um mapa conceitual com a representação do panorama sobre a formação em engenharia, espera-se que esse trabalho também possa contribuir para fornecer diversos insights e reflexões sobre o uso do ChatGPT e outras ferramentas similares nos cursos de graduação nessa área do conhecimento.

Educação em engenharia, Ferramentas educacionais, Inteligência artificial, ChatGPT
Voltar