Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4475

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIRCUITOS LÓGICOS E ELÉTRICOS;

Esteferson Santana Quadros, Emília Gomes Morais da Silva, Laysla Vicente Santos Andrade, Rafael de Sena Silva, Sanzio Emanoel Borges de Freitas;

COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

Este trabalho versa sobre um projeto de caráter interdisciplinar desenvolvido no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), câmpus Matões/MA, com estudantes do ensino médio integrado da instituição. Tal projeto consistiu na realização prática de um experimento capaz de representar as portas lógicas AND, OR, NOT, NAND e NOR da componente curricular eletrônica digital através de circuitos elétricos e aprimorar temas abordados em sala de aula. Além da finalidade de motivar os estudantes com atividades práticas, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo o ensino interdisciplinar de práticas e análises de circuitos lógicos e elétricos com o intuito de estimular o interesse, despertar vocações e atrair estudantes para a área das engenharias e da tecnologia. Uma vez que identificar, formular e solucionar problemas com excelência, quando de posse de informações devidamente reunidas, ordenadas e trabalhadas, podem ser transformadas em resultados práticos e úteis que podem ser aplicados e evidenciados no cotidiano.

circuitos elétricos, eletrônica digital, portas lógicas, ensino interdisciplinar.
Voltar