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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ESTUDO DOS NÍVEIS DE RESISTÊNCIA DE UM DIODO SEMICONDUTOR COMO CONTEXTO PARA A ABORDAGEM DE FUNÇÃO, LIMITE E DERIVADA;

Eloiza Gomes, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A preocupação com o ensino e a aprendizagem de Matemática em cursos de Engenharia nos levou a buscar caminhos alternativos que possam motivar os estudantes a perceber a importância desta ciência em suas formações. Nesse artigo apresentamos detalhadamente a análise de um evento contextualizado (problema vinculando a Matemática com outra área de conhecimento, no caso a Eletrônica Analógica) que elaboramos a partir de subsídios teóricos e metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências, no intuito de analisar os níveis de resistência de um diodo semicondutor operando em corrente contínua e em corrente alternada. O objetivo do evento contextualizado, planejado tendo como público-alvo estudantes ingressantes, é explorar os conceitos de limite e de derivada de uma função real de uma variável real, além de exercitar a habilidade de análise de representações gráficas de funções. Apresentamos ainda, como uma sugestão para o leitor que desejar implementar o evento, uma proposta de organização didática.

eletrônica analógica, níveis de resistência de um diodo semicondutor, matemática, função, limite, derivada.
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