446
DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO "EDUAMBIENTAL" COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM;
MARCELLO SILVA E SANTOS, RONDINELE SOARES DE PAULA;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
O ensino de educação ambiental tem se caracterizado pelo emprego de estratégias lúdicas para o processo de construção do conhecimento. Por ter um forte apelo extensionista e interdisciplinar, a educação ambiental abre espaços para a introdução de tecnologias educacionais de diversas matizes. Este artigo aborda o desenvolvimento de um produto educacional, criado no contexto de uma dissertação de mestrado em Ciências Ambientais por um pesquisador-aluno também docente de cursos de engenharia. O "Eduambiental" é um aplicativo para dispositivos móveis que visa estimular nos alunos o interesse pela temática ambiental, ao mesmo tempo que permite auxiliar os docentes no processo de ensino, em combinação com outras técnicas e recursos informacionais. O aplicativo está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação, que apontam para a necessidade de currículos integrados e que orientam para a formação de profissionais com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo. Complementando, em termos dos processos de ensino-aprendizagem, a utilização de novas metodologias, como aquelas relacionadas aos chamados PBL (Problem Based Learning) ou TBL (Team Based Learning), em conjunto com o emprego de tecnologias atrativas aos alunos, atende às estratégias do novo pensar educacional, no sentido de se buscar desenvolver uma pedagogia crítica, onde torna-se indispensável selecionar conteúdos e recursos que contribuam com a articulação de uma política cultural com um pensar educacional.
Ensino Técnico; Engenharia; Ensino Ambiental; Tecnologia.