4458
Estudo sobre a aprendizagem proporcionada em um minicurso de Matemática Básica ofertado para Cursos de Engenharia;
RAQUEL STEPHANY DA COSTA SIM?ES ALONSO, ANA MARTA SOUZA, FELIPE FERNANDES CUNHA, SAULO ANDRADE PINTO, THIAGO REZENDE DE CASTRO;
COBENGE23
[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
O crescimento da evasão universitária é um problema enfrentado pela Universidade Federal de Uberlândia. E pela literatura, uma das principais causas, é a reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Buscando amenizar este problema, o grupo PETMEC criou um minicurso de matemática básica que abrange os requisitos necessários para o nivelamentos dos estudantes na disciplina. Foram realizadas 3 edições do minicurso, as quais ocorreram nas primeiras semanas de aula de cada semestre letivo de 2021/2, 2022/1 e 2022/2. O minicurso teve enfoque nos cursos de engenharia aeronáutica, engenharia mecânica e engenharia mecatrônica com duração média de 15 horas em sua totalidade. Os membros do grupo PETMEC foram os responsáveis por planejar e ministrar as aulas. A avaliação dos alunos foi feita em duas etapas, sendo realizada por questionário na plataforma Kahoot, em que consistia de 10 questões referentes aos pré-requisitos da disciplina. Após o fim do minicurso o mesmo questionário foi aplicado para comparar o desenvolvimento dos estudantes. A menor quantidade de acertos foi na área de trigonometria na primeira edição, polinômios na segunda e terceira edição, todas abaixo de 20% de acertos. Teve-se após o minicurso o aumento de 84%, 19%, 82% na quantidade de acertos na 1ª, 2ª e 3ª edições, respectivamente. Isso não apenas evidencia o benefício da atividade, mas também o desenvolvimento dos estudantes durante o minicurso, principalmente pelo fato dos ministrantes também serem estudantes de graduação, o que tornou os participantes mais interativos e dispostos a expor suas dúvidas durante a aula.
evasão; minicurso; estudantes; desenvolvimento.