4456
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS;
MATHEUS HENRIQUE MONTEIRO SILVA, ANDRESSA VER?SSIMO DE BRITO, REBECA L?SIA BENTO GERMANO, FELLIPE MATHEUS ACIOLI NUNES, JADSON C?SAR DA SILVA SANTOS;
Arquivo não encontrado
COBENGE23
[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia
No contexto atual do Brasil, diversos programas financiados pelo Governo Federal têm como objetivo fomentar a entrada de estudantes no ensino superior, o que torna o investimento governamental nessa área significativo. No âmbito do curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), esta pesquisa teve como propósito analisar as taxas de aprovação, reprovação e trancamento em diferentes disciplinas ao longo de um período de nove anos (2010 a 2019). Os dados utilizados foram obtidos por meio da colaboração da direção do CTEC - UFAL, que disponibilizou os históricos dos estudantes de Engenharia Civil nesse período. Para obter as informações necessárias, utilizou-se a plataforma Power BI, que possibilitou a extração e o tratamento dos dados, visando uniformizar e padronizar as várias terminologias existentes e corrigir inconsistências nas bases de dados. Com base nos dados tratados, foram elaborados gráficos para identificar o desempenho dos alunos, segmentados por período. Foi criado um gráfico de setores que oferece uma visão global do desempenho dos estudantes, agregando as categorias e baseando-se no conceito obtido. Essa abordagem metodológica permitiu uma análise abrangente do desempenho dos alunos ao longo do curso, fornecendo informações relevantes para compreender as taxas de aprovação, reprovação e trancamento. Esses resultados podem auxiliar na identificação dos desafios enfrentados pelos alunos e na adoção de medidas para aprimorar a qualidade do ensino e a taxa de conclusão do curso.
UFAL; engenharia civil; reprovação