Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4455

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DO CHATGPT EM ATIVIDADES AVALIATIVAS DE DISCIPLINAS BÁSICA DE FÍSICA PARA ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA;

Mariana Pojar, Sueli Hatsumi Masunaga, Eliane F Chinaglia, Jessica Fleury Curado;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

Neste trabalho, apresentamos as atividades avaliativas utilizando o ChatGPT nas disciplinas de Física I e de Física II voltadas para a formação engenheiros capacitados a enfrentar desafios relacionados às tecnologias atuais, envolvendo inteligência artificial. As atividades propostas são desenvolvidas em grupo e abordam os conteúdos de laboratório de Tratamento de Dados Experimentais e o estudo do Pêndulo Simples. Inicialmente, cada membro do grupo realiza interações individuais com o ChatGPT e, posteriormente, promove discussões coletivas com o propósito de analisar as potencialidades, limitações e percepções acerca do uso do ChatGPT como uma ferramenta educacional, caracterizando, assim, uma abordagem reflexiva. Com a aplicação dessas atividades, os docentes observaram que a utilização do ChatGPT pode desempenhar um papel colaborativo no processo de aprimoramento do conhecimento dos estudantes, através da exploração dos limites teóricos abordados em aulas de teoria, bem como no aprofundamento dos conceitos, com as aplicações tecnológicas e desenvolvimento de programas computacionais.

Inteligência Artificial, ChatGPT, Tratamento de Dados Experimentais, Pêndulo Simples
Voltar