Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4453

EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS;

NATALIANA DE SOUZA PAIVA, Kelly Christiane Silva de Souza, Felicien Gonçalves Vásquez;

COBENGE23

[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

Este artigo aborda a problemática da evasão nos cursos de Engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e apresenta estratégias para combater esse fenômeno. A evasão acadêmica é uma questão preocupante por comprometer a eficiência do sistema educacional e a formação de profissionais qualificados na região amazônica. Diversos fatores contribuem para a evasão, como a falta de base em disciplinas fundamentais, dificuldades financeiras e familiares, além dos impactos da pandemia de COVID-19. Para lidar com esse desafio, propõe-se a implementação de abordagens de ensino mais participativas, como as Metodologias STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que incentivam a interação e a aplicação prática dos conhecimentos. Além disso, é fundamental oferecer apoio psicopedagógico aos estudantes, por meio de programas de nivelamento e orientação acadêmica, visando fortalecer as bases e a motivação dos alunos. A melhoria da infraestrutura também é essencial para reduzir a evasão, garantindo a disponibilidade de laboratórios bem equipados e acesso à internet de qualidade. Ademais, estabelecer parcerias com o setor produtivo pode proporcionar aos estudantes experiências práticas e oportunidades de estágio, ampliando suas perspectivas profissionais. O monitoramento constante dos alunos é outro aspecto relevante, permitindo identificar dificuldades e oferecer suporte adequado. Por meio dessas estratégias, busca-se melhorar a qualidade do ensino, aumentar a motivação dos estudantes e promover a inserção no mercado de trabalho, com o objetivo final de reduzir a evasão nos cursos de Engenharia da UEA e formar profissionais qualificados para atender às demandas da região amazônica.

Engenharia, Evasão, STEM
Voltar