Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4452

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DO SOFTWARE LIVRE SCILAB COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA MODELAGEM DE SISTEMAS DINÂMICOS;

Rosiane Ribeiro Rocha, Robson Almeida de Souza;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A disciplina de Modelagem de Sistemas Dinâmicos, que é oferecida no curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Serra, tem como foco o estudo dos modelos matemáticos que buscam representar a realidade por meio de equações abstratas. Com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas e proporcionar aos alunos aplicações práticas da área, foram introduzidas aulas de laboratório computacional que utilizam o software Scilab para solucionar os problemas propostos. Assim sendo, o propósito principal deste trabalho é apresentar como a ferramenta computacional denominada Scilab pode ter um efeito benéfico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes desta área de estudo, experienciado pelo autor deste artigo. Através das pesquisas e experimentos realizados ao longo deste artigo, foi comprovada a eficácia do software na resolução de sistemas reais, o que permite atender à demanda desta vasta área da matemática.

Modelagem de Sistemas Dinâmicos, Scilab, Métodos Numéricos, Processo ensino-aprendizagem
Voltar