Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4451

CONSTRUÇÃO DE QUIOSQUE NO CAMPUS: AÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL;

Elias Antunes dos Santos, Marinez Cargnin-Stieler, SERGIO CAMARGO;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

O artigo aborda um projeto de construção de um quiosque ecológico em um Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que foi planejado e construído por alunos do curso de Engenharia Civil como parte de ações interdisciplinares. O quiosque foi estrategicamente construído com materiais projetados, como pilares e pisos de solo-cimento e eucalipto, utilizados na estrutura do telhado e construção do mobiliário. O objetivo foi incentivar os alunos a pensarem em espaços acessíveis e sustentáveis, que pudessem atender à comunidade universitária. Para a análise deste projeto, foram utilizados diversos métodos, incluindo a revisão de relatórios produzidos pelos estudantes, análise de vídeos, fotos e observação direta dos participantes. Essa iniciativa propiciou aos estudantes a oportunidade de planejarem e aplicarem, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, bem como os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Os estudantes envolveram-se em todas as etapas da obra, o que demonstra a importância da educação em engenharia civil na formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar desafios da profissão. Essas ações proporcionaram uma oportunidade para os alunos aplicarem seus conhecimentos teóricos, ambientais, sociais em uma obra real, permitindo-lhes aprimorar suas habilidades em design, construção e gestão de projetos, além de incentivar a consciência ambiental e a sustentabilidade. A partir dessa experiência, conclui-se que ações interdisciplinares, como a descrita, podem contribuir significativamente para a formação de profissionais de engenharia mais conscientes e responsáveis, prontos para atuarem de forma eficaz e sustentável.

Educação em engenharia, Interação interdisciplinar; Sustentabilidade; Bem-estar; extensão.
Voltar