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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO E SUA COMPLEMENTARIDADE COM O ENSINO EM ENGENHARIA;

Marcello Silva e Santos, Rondinele Soares de Paula, Aline Cristina Costa Gomes;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

No ensino de cursos técnicos e superiores em engenharia costuma-se dar maior ênfase às disciplinas de conteúdo prático profissional. Isso ocorre por razões óbvias, já que os alunos devem sair do processo de ensino-aprendizagem preparados para a atividade de trabalho fim, em canteiros de obras e outros contextos análogas à engenharia. Entretanto, percebe-se uma clara falta de sintonia entre os conteúdos programáticos e a realidade do trabalho a ser desenvolvido pelos alunos, futuros profissionais da construção civil. Analisando um razoável número de ementas de disciplinas de cursos técnicos em edificações e segurança do trabalho, os autores verificaram a inexistência de elementos de gestão operacional de canteiros, como manual de procedimentos, caderno de encargos e programas diversos, como de prevenção de acidentes ou ergonomia, por exemplo. Isso evidencia uma desconexão com a realidade profissional que precisa ser sanada com ações de aproximação entre teoria e práxis. O estudo em tela apresenta um modelo de análise de gestão de processos de SMS (Segurança Meio Ambiente e Saúde) que incorpora tais princípios, a começar pela construção do mesmo, desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científica, realizada com apoio da FAPERJ - Fundação para Amparo da Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Ensino Técnico; Engenharia; Ergonomia; Saúde Ocupacional; Segurança do Trabalho
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