Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4447

EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM DE MÉTODOS NUMÉRICOS POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS;

Flávio Kieckow, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff, Vitor Batista Noro, José Vitor Calegaro;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma Proposta Educacional para o ensino de métodos numéricos em Engenharias e Ciência da Computação, utilizando uma sequência de atividades que envolve o estudo de cabos fixos catenários em redes de transmissão de energia. A metodologia de ensino segue a aprendizagem por resolução de problemas, estabelecendo conexões próximas a situações reais da engenharia. Esta dinâmica busca integrar diferentes áreas do conhecimento, estimular o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional e promover a aprendizagem por resolução de problemas. Utiliza-se como ferramenta o software Mathcad Prime 3.0. A Sequência Didática é desenvolvida no componente curricular de Cálculo Numérico Computacional e tem como proposta proporcionar aos estudantes de Engenharias e Ciência da Computação a oportunidade de aplicar conhecimentos de diferentes áreas, desenvolver habilidades de pesquisa, análise de dados, seleção e aplicação de métodos numéricos, sequenciamento da resolução de problemas, comunicar e apresentar resultados. A utilização do Mathcad Prime para desenvolver a resolução do problema proposto, facilitou o processo, pois permitiu a implementação e visualização de forma sequencial da solução, e possibilitou o desenvolvimento do pensamento computacional para a engenharia. Observou-se um ganho de aprendizagem dos estudantes na habilidade de resolução de problemas, na análise de dados

Métodos Numéricos, Ensino de Engenharia, Resolução de Problemas, Mathcad Prime, Pensamento Computacional
Voltar