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Artigo


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PROJETO INTEGRADOR NO ENSINO DE ENGENHARIA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ;

AILTON SOARES FREIRE, MARCO ANTONIO ARAUJO DA SILVA, HELDER PONTES GOMES, LISSA GOMES ARAUJO, MARIANA ALVES AD?O;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei Nº 9.394/96 trouxe para a educação no brasil um novo olhar na organização curricular do conhecimento por áreas e nas orientações para aproximar a relação teoria e prática, levando a necessidade de um novo modelo de formação, a partir de atividades pedagógicas que prepare o discente para o mundo do trabalho. Dentre as alternativas possíveis, trabalhar com a metodologia ativa no ensino superior traz o discente ao protagonismo do processo ensino-aprendizagem, mas, deixando o docente participante e orientador de todo o processo. Com isso, este artigo procura demonstrar que o Projeto Integrador é um modelo de atividade pedagógica, capaz de tornar a relação teoria e prática o mais semelhante possível da real construção do conhecimento, que não se dá de forma estanque, mas, associando o que já é conhecido, e indo em busca do que falta para a engrenagem do saber funcionar, servindo como uma metodologia para alcançar o objetivo proposto.

Projeto integrador; metodologia ativa; ensino de engenharia civil; ensino superior.
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