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ESTUDO DA EVASÃO UNIVERSITÁRIA POR GÊNERO EM CURSOS DE ENGENHARIA;

RAQUEL STEPHANY DA COSTA SIM?ES ALONSO, ANA MARTA SOUZA;

COBENGE23

[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

O presente artigo buscar compreender a evasão nos cursos de engenharia, com foco na diferença entre a evasão de mulheres e homens nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados para análise foram os relatórios estatísticos da Universidade referente aos cursos citados entre os anos de 2010 a 2019 e um questionário que possuía aspectos sociais, demográficos, pessoais e que envolviam a experiência universitária e a autoeficácia. Os resultados obtidos apontaram que a Engenharia Ambiental e Sanitária e a Engenharia Química possuem uma representatividade maior de mulheres, em torno de 50%, em contrapartida os cursos de Engenharia Civil e Elétrica são majoritariamente masculino, tendo 40% e 20% de mulheres, respectivamente. Além disso, questionário possuía uma pergunta dissertativa "Já pensou em sair do seu curso atual? Se sim, por quê ?" e os principais motivos que levariam a uma possível evasão seriam o relacionamento com os professores e a falta de didática, a dificuldade nas matérias, a falta de identificação com o curso e a carga horária intensa. As mulheres ainda destacaram o preconceito existente nos cursos. Portanto, vale-se ressaltar a importância de estudos e ações em relação a esse assunto, com o objetivo de tornar cada vez maior o número de mulheres matriculadas nos cursos de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e diminuir o número de evasão ao longo do curso.

Evasão. Engenharia. Gênero. STEM
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