Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4428

CONEXÕES PEDAGÓGICAS: AS INTERFACES DA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR E MÉDIO, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA;

Marly Aparecida Machado Angelo, Elzo Alves Aranha, sonia marise salles carvalho;

COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

O novo cenário social evidencia necessidades de mudanças no ciclo da prática profissional do professor do ensino superior e do ensino médio para promover o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras. Entretanto, observa-se uma lacuna na literatura que proponha programas de capacitação para professores que possibilite conectar as práticas do professor do ensino médio com o as práticas do professor do ensino superior na perspectiva da educação empreendedora. Essa interface e conexão permite novos conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem e favorece a criação de um espaço propício à inovação, além de sensibilizar sobre a utilização de ferramentas inovadoras nas práticas metodológicas. O objetivo dessa pesquisa propor um curso de capacitação bem fundamentado para professores que estabeleça conexões e interfaces do ciclo de prática profissional do educador do ensino superior e ensino médio. Portanto, essa pesquisa tem dupla finalidade: 1) explorar a docência no contexto do ciclo de prática profissional do professor, e 2) fomentar a inovação utilizando ferramentas inovadoras que permitem conexões entre os dois níveis de ensino: médio e superior. Como resultado, estabelece-se uma conexão entre o ciclo da prática do professor do ensino superior e médio e a educação empreendedora. Os principais aspectos-chave inerentes aos dois temas foram alicerçados pelos componentes do metamodelo do comportamento empreendedor de Filion, o ciclo da prática do professor de Fink et al (2005), com potencialização das habilidades e competências empreendedoras proposta pela ferramenta de Aprendizagem Dinâmica Empreendedora - EDLE (Aranha et al, 2005).

Capacitação de docente. Ensino superior. Ensino médio. Educação empreendedora.
Voltar