Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4425

NOVOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: CONEXÕES ENTRE EMPREENDEDORISMO E FÍSICA QUÂNTICA;

SONIA MARISE SALLES CARVALHO, TANIA CRISTINA DA SILVA CRUZ, ELZO ALVES ARANHA;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

Esse artigo aborda as conexões entre o fenômeno do empreendedorismo e os princípios da física quântica na educação em engenharia. A questão de pesquisa é: que conexões são capazes de estabelecer ligações entre os princípios da física quântica e os fundamentos do empreendedorismo de modo a tornar mais significativa e aplicada a formação no campo das engenharias? O objetivo principal da pesquisa é propor as principais ligações entre esses temas e inovar nos estudos sobre empreendedorismo nas engenharias, dado que esse fenômeno tem sido apresentado na literatura nacional e internacional, por meio de análises disciplinares, seja no campo da administração (gestão), da psicologia (estudos comportamentais) ou sociologia (relações e capital social) e ainda pouco relacionado à educação. Ainda são recentes as análises desse fenômeno, envolvendo o diálogo entre as ciências humanas e as ciências físicas. A principal contribuição teórica é diminuir a lacuna epistemológica para o tema aqui proposto. Em relação às implicações práticas destaca-se a utilização dessas conexões para definir os perfis empreendedores estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, necessários no desenvolvimento da ação empreendedora na formação do engenheiro.

empreendedorismo, física quântica, engenharia.
Voltar