Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4423

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMAQUETES DIDÁTICAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS E TALUDES NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

CLAUDIO BONFANTE DE OLIVEIRA, Caroline Pinto Fonseca, Izabela Gomes de Araujo da Silva, Carlos Vitor de Alencar Carvalho, Enilson Salino Braga;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este artigo aborda o uso de maquetes didáticas como ferramentas de ensino para o aprendizado de contenção de encostas e taludes na educação em engenharia. A contenção de encostas e taludes é um tema importante na engenharia geotécnica, e a utilização de maquetes proporciona uma abordagem prática e visualmente atrativa para os estudantes. Através das maquetes, os alunos podem compreender e explorar as técnicas e soluções utilizadas na contenção de encostas, além de desenvolver habilidades de análise geotécnica. O artigo apresenta a importância do uso de maquetes no ensino de engenharia, destacando os benefícios da aprendizagem prática e do trabalho em equipe. São mencionados estudos anteriores que demonstram o sucesso do uso de maquetes no ensino de diversos tópicos relacionados à engenharia. Além disso, são apresentados materiais e métodos utilizados no desenvolvimento das maquetes, como o método rip-rap e a seleção adequada de materiais. Por fim, destaca-se a relevância desse tipo de abordagem educacional no contexto da formação de engenheiros geotécnicos, proporcionando uma base sólida de conhecimento e experiência prática na área de contenção de encostas e taludes.

Taludes; maquetes didáticas; educação em engenharia.
Voltar