Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4420

ENSINO ATIVO EM DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL: PARTE I - PLANEJAMENTO;

LIVIA FLAVIA CARLETTI JATOBA;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O presente trabalho está inserido no contexto de uma disciplina eletiva do curso de graduação em Engenharia Mecânica, chamada Dinâmica dos Fluidos Computacional. A modelagem de fenômenos físicos utilizando ferramentas matemáticas e computacionais é uma das competências mencionadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia e é a essência dessa disciplina. A Dinâmica dos Fluidos Computacional, faz parte da grande área de Mecânica dos Fluidos e Fenômenos de Transporte. O ensino de Dinâmica dos Fluidos Computacional abrange um amplo conteúdo, incluindo métodos numéricos, fenômenos de transporte, ferramentas computacionais de engenharia assistida por computador e/ou linguagem de programação. Um dos desafios encontrados no ensino dessa disciplina é a interdisciplinaridade dos conceitos abordados, uma característica inerente a essa área. Além disso, para estudantes de graduação brasileiros, outro desafio a ser superado é o acesso a publicações em português. Nesse contexto, o presente trabalho tem como proposta apresentar o planejamento para implantação de método de ensino ativo na disciplina Dinâmica dos Fluidos Computacional. A disciplina é planejada em função da descrição dos objetivos de aprendizagem, competências profissionais e técnicas. Em seguida, o conteúdo programático da disciplina é organizado de acordo com uma trilha de aprendizagem, com aulas teóricas e práticas, incluindo seus respectivos detalhamentos. Por fim, são apresentados resultados preliminares do uso de atividades de aprendizagem ativas.

aprendizagem ativa; aprendizagem baseada em problemas; educação em engenharia; mecânica dos fluidos, CFD
Voltar