Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4419

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTENSORA: FERRAMENTA DE SUPORTE AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE DE TENSÕES EM MECÂNICA DOS SÓLIDOS;

João Victor Rosa Cruz, Evyllyn dos Santos Vieira, Eduardo Toledo de Lima Junior;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

A análise das estruturas configura-se como uma temática essencial para formação e atuação do estudante de engenharia civil no mercado. Para além das complexidades observadas na compreensão dos equacionamentos da mecânica dos sólidos, existe a necessidade do aluno de solucionar e verificar uma grande diversidade de exercícios no processo de aprendizagem. Nesse contexto, o uso de programas computacionais atua como uma ferramenta de auxílio ao estudante, permitindo uma maior compreensão do comportamento das estruturas a partir da interpretação dos resultados apresentados pela máquina. Dessa forma, este trabalho apresenta a ferramenta educacional Tensora, implementada para a análise do estado plano de tensões em um ponto material. A ferramenta conta com a implementação da formulação para cálculo das tensões principais e tensões extremas de cisalhamento através de uma interface gráfica de fácil utilização pelo usuário. Além disso, o aplicativo apresenta os resultados destas análises de maneira gráfica, possibilitando ao estudante uma melhor visualização e compreensão do comportamento do ponto material sujeito às tensões no plano. As implementações desenvolvidas na ferramenta foram elaboradas utilizando a linguagem de programação Python e a interface gráfica foi criada a partir do ambiente Qt Designer. Por fim, a validação do software desenvolvido neste trabalho é realizada por meio da análise de aplicações com resultados disponíveis na literatura.

Mecânica dos sólidos, estado plano de tensões, interface gráfica, Python, Qt Designer
Voltar