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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELO DE NEGÓCIO E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: A PERSPECTIVA DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES DE ENGENHARIA;

Elzo Alves Aranha, Antoun Charles El Mouallem, sonia marise salles carvalho, Isabel Cristina da Silva Arantes, Eliana de Fátima Souza Salomon;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

Modelo de negócio (MN) é um tópico que vem ganhando destaque na literatura nacional e internacional, com interfaces e conexões com os mais diversos campos. No entanto, pouca atenção vem sendo dispensada por pesquisadores e profissionais de empresa em nível nacional e internacional, na analise de modelo de negócio com o foco no campo da educação em engenharia. Por que analisar modelo de negócio direcionado para o campo da educação em engenharia, particularmente, nos cursos de graduação em engenharia? Uma das respostas se refere ao desenvolvimento de solução inovadora, mencionada nas novas diretrizes curriculares de engenharia (DCNs). O estudante de engenharia deve ser capaz de verificar e analisar o impacto que a solução inovadora é capaz de transbordar no nível da empresa como um todo e não somente, na área específica onde encontra-se diretamente vinculada. O objetivo do presente artigo é analisar o modelo de negócio no campo da educação em engenharia, particularmente, nos cursos de engenharia, na perspectiva das novas diretrizes curriculares de engenharia. Procura-se identificar as principais interfaces e conexões. A pesquisa é de natureza exploratória, qualitativa e adota a metodologia reflexiva em que exige a meta-reflexão. Os resultados indicam que existem 15 interfaces e conexões entre modelo de negócio e as novas DCNs. Os resultados são inovadores porque contribuem de um lado, para ampliar a reflexão pouca explorada do tema e do outro lado, para preencher a lacuna existente na literatura acadêmica de MN e educação em engenharias decorrente da limita quantidade de artigos acadêmicos. Os resultados produzem implicações práticas para diretores, coordenadores e professores dos cursos de engenharia.

Modelo de negócio, educação em engenharia, engenharia, diretrizes curriculares de engenharia
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