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CONCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DE VIDEOS EDUCACIONAIS: RECURSO DIGITAL PARA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES DE SEPARAÇÕES;

Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles, Gabriella de Almeida Barros;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Tem-se observado que os alunos que ingressam no ensino superior apresentam mudanças em seu comportamento, sendo uma geração com mais oportunidades de acesso pelo digital. Essa mudança no perfil discente torna necessário que os docentes aprimorem seus métodos de ensino buscando metodologias flexíveis de ensino e aprendizagem que propiciem formação humanística e social. As metodologias ativas de aprendizagem são uma alternativa ao modelo tradicional de ensino baseado em aulas expositivas onde o professor fala e o aluno escuta. O presente trabalho relata uma intervenção feita nas disciplinas de Operações Unitárias II e Operações de Separação II, dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial, da Universidade Federal do Maranhão, onde foram produzidos vídeos educacionais para que os alunos tivessem uma visão complementar dos processos de separação de forma didática e simples. Após assistirem aos vídeos, os alunos foram convidados a responder um questionário acerca da utilidade e conteúdo do material apresentado. Os resultados mostraram-se positivos, os alunos mostraram-se adeptos ao material, mas a prática não se equivale sozinha e sim como ferramenta complementar do ensino expositivo e de resolução de exercícios em sala de aula.

Metodologias ativas de aprendizagem. Youtube. Vídeos educacionais. Operações de separação.
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