Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


441

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PAPEL DO TUTOR DE PROJETOS EM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA;

RAFAEL BENZONI LINI, Octavio Mattasoglio Neto;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Os cursos de engenharia pedem cada vez mais estratégias que promovam o desenvolvimento de habilidades transversais que são, por sua vez, exigências do atual mercado de trabalho. Métodos tradicionais de ensino, estão se tornando obsoletos pela incapacidade de disseminar competências de um profissional flexível (requisito do cenário profissional). Uma diretriz que vem se propagando nas instituições de engenharia para preencher tais requisitos, é o método de ensino baseado em projeto, o PBL (Project Based-Learning). O PBL é um formato que visa remover o aluno da inércia de uma aprendizagem passiva, e o motiva a buscar e perseguir seu próprio conhecimento. Uma engrenagem importante deste formato é o tutor ("professor" no método de ensino baseado em projeto), que tem como principal função, não mais apenas transmitir seu conhecimento como o professor, mas sim instigar e orientar seus alunos na busca do conhecimento. Este trabalho narra as primeiras impressões de uma experiência em PBL em um curso de Engenharia Mecânica e, de modo preliminar, levanta informações sobre a função do tutor no projeto, indicando as vantagens que esse formato de educador é capaz de provocar nos estudantes.

Tutor, Project Based-Learning, Métodos de Ensino, Aprendizagem ativa.
Voltar