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GUIA PARA REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA ÁREA STEM UTILIZANDO A FERRAMENTA PARSIFAL: UM PASSO A PASSO PARA PESQUISADORES;
THATIANE DE MEDEIROS DE AMORIM;
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COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Este artigo apresenta um guia prático para a realização de uma revisão sistemática da literatura na área STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), utilizando a ferramenta Parsifal como suporte. O objetivo é fornecer instruções claras e detalhadas para pesquisadores interessados em conduzir revisões sistemáticas. O processo é dividido em etapas, começando pela definição do título da pesquisa e a elaboração da string de busca, que inclui palavras-chave e sinônimos relevantes. Em seguida, é selecionada a base de dados a ser utilizada, sendo a SCOPUS uma opção comum para pesquisas na área STEM. A etapa seguinte envolve a seleção dos estudos, onde são lidos os títulos, resumos e, posteriormente, os artigos completos, a fim de avaliar sua relevância e atendimento aos critérios de inclusão. A qualidade dos artigos também é avaliada nessa etapa, utilizando-se uma lista de verificação. Após a seleção dos artigos relevantes, é realizada a extração de dados, onde informações são breviamente planejada na plataforma Parsifal. Por fim, o Parsifal permite exportar os dados em uma planilha Excel para análise e redação do artigo de revisão.
Esse guia proporciona uma abordagem estruturada e eficiente para a realização de revisões sistemáticas na área STEM, oferecendo aos pesquisadores uma ferramenta confiável para organizar, sintetizar e analisar o conhecimento existente nesse campo. Espera-se que essa orientação facilite e aprimore o processo de pesquisa nessa área, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de práticas baseadas em evidências.
Revisão sistemática da literatura, Parsifal, STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), Engenharia de Produção, Metodologias ativas de ensino.