Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4404

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRelato sobre os projetos Pré-Cálculo e REMÉDIO: Revisão do ensino médio. As fases de um tratamento matemático.;

Deise Maria Cirolini Milbradt, Camila Becker Picoloto, Ana Luisa Soubhia, Débora Faoro, Diogo Pauletti;

COBENGE23

[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

Este artigo relata a realização de cursos de pré-cálculo na Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS), que tem como objetivo melhorar o aprendizado dos alunos e reduzir a evasão nas disciplinas de Cálculo e nos cursos de Engenharia. Os cursos foram organizados para proporcionar aos alunos uma revisão dos conteúdos matemáticos e fortalecer sua base de conhecimento na área. Foram utilizadas metodologias como aulas expositivas, dialogadas, uso de recursos computacionais e exemplos práticos para facilitar a compreensão dos conceitos. Embora o projeto tenha obtido resultados positivos em termos de evolução dos alunos em testes avaliativos e comentados (auto-avaliação), a taxa de evasão ainda era alta. Depois de muito diálogo, reflexões e recomendações, os cursos da UFSM-CS iniciaram modificações em seus projetos pedagógicos, reformulando as grades curriculares com alterações nas disciplinas de Cálculo, que iniciam no segundo semestre e, o principal, a inclusão de disciplinas de Matemática básica para os alunos ingressantes.

Pré-Cálculo, Cálculo, taxa de evasão, aprendizagem.
Voltar