4402
BIOQUÍMICA CERVEJEIRA E BIOPROCESSOS PARA FUTUROS ENGENHEIROS QUÍMICOS: O CONHECIMENTO EM AÇÃO;
MARGARETE APARECIDA PEREIRA, PEDRO PRATES VAL?RIO, MADRITH STHEL COSTA DUARTE, LUANA MARIS PEDROSA CRUZ ERCAN, CLARISSA ANA ZAMBIASI, FERNANDA CRISTINA VEREDIANO, HUGO VILA?A LIMA, ORLANDO GAMA DA SILVA JUNIOR, VANESSA MOTA VIEIRA;
COBENGE23
[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia
A educação na sociedade da informação, além de facilitar o acesso a formação baseada na aquisição de conhecimentos, deve permitir o desenvolvimento de habilidades como a seleção e o processamento de informações, autonomia, a capacidade de tomar decisões, a polivalência, a flexibilidade, entre outros . Por este motivo as DCNs reforçam a necessidade de práticas de ensino/aprendizagem que garantam maior dinamismo e autonomia com o uso de metodologias ativas, solução de problemas concretos em atividades e conhecimentos interdisciplinares. Neste contexto, o presente artigo se desenvolve a partir de objetivo primário relacionado à compreensão e à relevância de tópicos especiais, por meio de propostas de operação e adequações metodológicas, no sentido da potencialização e construção da aprendizagem, no âmbito de componentes curriculares que se relacionem à Engenharia Química: Bioprocessos e Produção Cervejeira.
A metodologia baseou-se em estratégias de aprendizagem foram baseadas em aulas expositivas, sala de aula invertida, instruções por pares, aulas em laboratório, aulas práticas, elaboração de projetos, estudos de caso e resolução de problemas reais.
O processo cervejeiro adotado como estratégia de ensino neste projeto, mostrou-se eficaz, permitindo desenvolvimento de projetos com acompanhamento das etapas desenvolvidas pelos alunos, o questionamento de eventuais dificuldades apontadas pelos alunos durante a realização das tarefas e aumentou o engajamento nas aulas.
Bioquímica, Bioprocessos, Processos Cervejeiros, Educação, Engenharia