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IMPRESSÃO 3D DE OBRA DE ARTE: DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA;
MADRITH STHEL COSTA DUARTE, CLARISSA ANA ZAMBIASI, FERNANDA CRISTINA VEREDIANO, HUGO VILA?A LIMA, LUANA MARIS PEDROSA CRUZ ERCAN, MARGARETE APARECIDA PEREIRA, ORLANDO GAMA DA SILVA JUNIOR, PEDRO PRATES VAL?RIO, VANESSA MOTA VIEIRA;
COBENGE23
[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia
[316] 07.Extensão na Educação em engenharia
A deficiência visual é uma condição que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo, limitando sua capacidade de ver com clareza e precisão. Na linha de aplicação e prestação de serviço que a academia é capaz de gerar, a curricularização da Extensão no ensino superior brasileiro estabelecida pelo MEC com a obrigatoriedade de 10% da carga horário do aluno em atividades extensionistas, permite atividades integradas entre tecnologia, cultura e inclusão. No presente trabalho a obra de arte "A má notícia" de Belmiro de Almeida (1858-1935) acervo do Museu Mineiro, foi impresso em 3D com filamento ABS e a obra utilizada em ações para a comunidade. Os quadros levaram 16 alunos do ensino fundamental e 340 do ensino médio à uma experiência de inclusão e educação patrimonial. Entre os alunos de ensino superior foram avaliados os impactos na formação por meio da extensão. Os alunos de Engenharia Mecânica são os que apresentam maior conhecimento da impressão 3D antes do projeto e os de Engenharia de Produção o menor. Por outro lado, os alunos de Engenharia de Produção e Controle e Automação são os que apresentaram maior conhecimentos sobre a comunidade impactada após o projeto, e os que mais aprenderam sobre educação patrimonial.
Educação Patrimonial, Impressão 3D, Engenharia, Extensão Acadêmica
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