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Artigo


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Estudo em Túnel de Vento Didático Sobre Aerodinâmica de Edifícios Altos;

MATHEUS GABRIEL SOUZA CARVALHO SIMON, Anelize Borges Monteiro, Vitoria do Carmo Paixao, MOISÉS LUIZ PARUCKER, Viviane Lilian Soethe, Layde Lemos Oliveira, EZEQUIEL BERNARDES LARA, Antonio Otaviano Dourado, Maria Simone Kugeratski Souza, Rafael Gallina Delatorre;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

Dado o atual desenvolvimento do setor de construção civil no Brasil, se faz necessário que os estudantes de engenharia civil mantenham uma relação de conhecimento com os efeitos que o vento aplica sobre as estruturas de diversos tipos de construções. Pois, principalmente no contexto da construção civil catarinense, cada vez mais a altitude dos edifícios tem se expandido e nesse patamar é de vital relevância a compreensão das interações aerodinâmicas para futura caracterização dos esforços estruturais da edificação. Sendo assim, o presente trabalho busca mostrar qualitativamente, através de um experimento num túnel de vento, os fenômenos que ocorrem quando o vento entra em contato com edifícios. Sendo assim com o experimento descrito neste trabalho, é possível a visualização de linhas de corrente, pontos de estagnação, regiões de turbulência e desprendimento de vórtices. Tais fenômenos são de fundamental importância para a análise dos esforços estáticos e dinâmicos que as estruturas prediais irão sofrer em diversas configurações de tempo. Além disso, há um caráter pedagógico muito inerente ao processo, afinal tal experimento promove a materialização de conceitos e fórmulas que são vistas na análise teórica dessa problemática, o que contribui grandemente para a assimilação da teoria.

Túnel de vento, Aerodinâmica, Edifícios Altos, Engenharia Civil,
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