4389
EQUIPAMENTO DIDÁTICO PARA ENSINO DE GERAÇÃO E MONITORAMENTO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA;
Callebe Espanga da Cruz, Fabio Oswaldo de Souza Koyano Filho, Paula Aparecida Imme, Wagner De Lima Santos, John Everson Rodriguo Mello Jayme, Renato Kazuo Miyamoto, Vicente de Lima Gongora;
COBENGE23
[92] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia
[310] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia
Este artigo técnico apresenta o desenvolvimento de um equipamento didático para ensino de geração e monitoramento de energia fotovoltaica, denominado EDEF. O equipamento tem como objetivo simular um sistema fotovoltaico, proporcionando simulações de condições climáticas reais, como o movimento do sol e oscilações na radiação solar nos painéis fotovoltaicos. O EDEF possibilita que alunos que possuem disponibilidade apenas no período noturno estudem e entendam, de forma prática, como funciona um sistema de geração de energia fotovoltaica. A metodologia aplicada foi a construção física do equipamento, que partiu da estrutura mecânica, projetada para robustez e dividida em dois módulos, um para acomodar o banco de lâmpadas e outro para o painel solar. A automação foi desenvolvida em linguagem C, utilizando um Arduino e um módulo ESP para possibilitar o controle do motor. A automação permitiu verificar a eficácia de um sistema rastreador, onde independentemente do ângulo do módulo e do banco de lâmpadas, a tensão de saída do painel solar apresenta baixa oscilação. Os planos futuros incluem a implementação de um controle (PI) para modulação de saída de tensão, usando um banco de iluminação forçada, e a sincronização da saída do conversor DC/AC com a rede elétrica. Por fim, para tornar o acompanhamento mais prático para os alunos, saídas do tipo banana estão sendo implementadas no sistema didático.
Energia Fotovoltaica, Equipamente Didático, Monitoramento de Energia Solar, Período Noturno, Educação em Energia Renovável.