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GERENCIAMENTO DE RISCO PARA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS UTILIZANDO A METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS;

Celso Becker Tischer, Manrique Soares Felix;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

No contexto atual do mercado de trabalho, são exigidas cada vez mais aptidões e competências que não são adquiridas num modelo tradicional de ensino unilateral. A disponibilidade de novas tecnologias e ferramentas tornou necessária a atualização da forma de ensinar. A metodologia ativa PBL (sigla para problem based learning), apresenta estratégia estimulante para desenvolver competências e a autonomia dos acadêmicos. Assim, o presente trabalho traz a aplicação da metodologia PBL no desenvolvimento de software de gerenciamento de risco para análise e projeto de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, seguindo a norma ABNT NBR 5419. Para a resolução dos cálculos referentes aos componentes de risco, a programação em Python foi utilizada para desenvolver um algoritmo de cálculo e análise de estruturas, bem como uma interface gráfica. Assim, a partir de um projeto de extensão da UFSM-CS, a análise foi aplicada à estrutura do Hospital de Caridade e Beneficência da Cidade de Cachoeira do Sul, no qual foi verificado em software se os riscos da estrutura analisada estão dentro do limite tolerável da NBR 5419, permitindo assim propor alterações no sistema SPDA existente. Por fim, a aplicação da metodologia ativa PBL trouxe benefícios não só para os alunos, mas também trouxe maior integração entre a Universidade e a comunidade Cachoeirense.

Metodologia Ativa. Aprendizagem baseada em problemas. Sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Python.
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