Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4386

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSUPERFÍCIES QUÁDRICAS NA ENGENHARIA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA COM PAPIETAGEM E SOFTWARE GEOGEBRA;

Brenda Costa Vitor, Jarbas Alves Fernandes, Stefânia Oliveira Silva, Samuel Guedes Canário;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Neste artigo, propõe-se uma abordagem para o ensino de Superfícies Quádricas em cursos de engenharia. O autor enfatiza a dificuldade de visualização de conceitos matemáticos abstratos, que é evidenciado por meio do levantamento realizado com discentes dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universidade Federal do Oeste da Bahia. O objetivo é inovar e tornar o aprendizado das disciplinas iniciais dos cursos de engenharia mais dinâmico, buscando relacionar de forma interativa a álgebra, a geometria e as aplicações práticas em engenharia. Para tanto, são apresentados recursos pedagógicos que incluem a Papietagem e o software GeoGebra, bem como um roteiro de atividades de caráter prático. A Papietagem permite a construção dos modelos concretos, ao passo que possibilita o contato manual com superfície. O software GeoGebra torna possível, além da observação virtual da superfície por diversos ângulos, alterar os valores dos parâmetros da equação das superfícies de modo a apreciar suas propriedades em detalhes. As atividades com caráter prático e contextualizado vistam despertar maior interesse do discente pelas disciplinas iniciais do curso de engenharia, e integrá-lo em sua área de atuação. Essa proposta objetiva promover a aprendizagem de forma ativa, ao passo que se alinha com as Diretrizes Curriculares Nacionais, promovendo o protagonismo e a experimentação do discente.

Metodologia de ensino. Papietagem. GeoGebra. Superfícies Quádricas. Ensino em Engenharia.
Voltar