Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4383

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELAGEM DO AMBIENTE VIRTUAL PARA ENSINO DE CÁLCULO ESTRUTURADO PELAS ESPIRAIS DE APRENDIZAGEM;

Ubirajara Carnevale de Moraes, Vera Lucia Antonio Azevedo;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

O presente artigo investigou como um Ambiente Virtual de Aprendizagem poderia ser organizado durante a pandemia para atender os conteúdos de Pré-Cálculo na Universidade de forma a dar autonomia ao aluno, sem interromper seus estudos. Este ambiente foi desenvolvido para ser aplicado nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral I de uma instituição de Ensino Superior de Engenharia. Dentre os resultados obtidos na primeira fase, percebeu-se que a modelagem do Ambiente Virtual pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades do aluno como autonomia, responsabilidade, organização pessoal e dedicação. Percursos de aprendizagem matemática criados em espiral trazem benefícios aos alunos com as múltiplas atividades e circuitos online propostos com o apoio de professores e monitores. A criação de um novo e rico espaço trouxe uma melhora marcante nas aprovações, agora também será aplicada em outros componentes curriculares da Engenharia, bem como apoio de volta ao ensino presencial com novas situações como o ingresso extemporâneo ou enfermidades, utilizando o mesmo sistema com trilhas, espirais e o ambiente virtual.

Ambiente de aprendizagem, calculo, trilhas e espirais de aprendizagem, aulas remotas
Voltar