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EXTENSÃO CURRICULAR: OPORTUNIDADE DE ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E O SETOR PRODUTIVO;

Patrícia Lizi de Oliveira Maggi, Olívia Alves Gomes Pessoa, Alexandre Antonio de Oliveira;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

A Universidade Positivo iniciou a implementação de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no primeiro semestre de 2021, com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Todos os projetos de curso foram redesenhados com ênfase nas competências necessárias para o desenvolvimento sustentável, e a extensão foi identificada como uma das principais estratégias para o desenvolvimento dessas competências. Um dos setores com os quais a comunidade acadêmica pode interagir para a produção de conhecimento e o desenvolvimento de ações de extensão é o setor produtivo, que apresenta demandas nas áreas econômica, social e ambiental, pilares do desenvolvimento sustentável. O texto apresenta os resultados de dois anos de experiência da Universidade Positivo com a extensão curricular desenvolvida em parceria com o setor produtivo. Além disso, o texto descreve a diversidade de alunos envolvidos nas extensões institucionais da universidade, com ênfase nos cursos de engenharia. São apresentados dados estatísticos sobre o número de alunos de engenharia em comparação com o restante da universidade, bem como exemplos de projetos selecionados e professores envolvidos. Além dos dados quantitativos, são mencionados resultados qualitativos de projetos de extensão desenvolvidos ao longo dos anos. Essas informações demonstram o engajamento dos alunos e professores da Universidade Positivo nos projetos de extensão, evidenciando o impacto positivo desses projetos na comunidade acadêmica e externa.

competências, extensão, Educação para o Desenvolvimento Sustentável
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