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Artigo


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ATIVIDADE ELETRODÉRMICA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE NEUROCIÊNCIA;

BLAHA GREGORY CORREIA DOS SANTOS GOUSSAIN, JOS? ROBERTO DALE LUCHE, HERLAND? DE SOUZA ANDRADE, MESSIAS BORGES SILVA;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

A atividade eletrodérmica (EDA) pode ser definida como diversos fenômenos elétricos na pele, como reflexo psicogalvânico, resposta galvânica da pele, resposta da resistência da pele, resposta de condutância da pele e resposta potencial da pele, além disso, pode ser uma medida útil da atividade do sistema nervoso simpático. O EDA é considerado um método para investigar fenômenos psicofisiológicos com aplicabilidade em diversas áreas de pesquisa, por exemplo, na área de Educação. Este trabalho tem como objetivo comparar as atividades eletrodérmica dos alunos em diferentes ambientes de aprendizagem e analisar estatisticamente os dados de EDA dos alunos utilizando o teste t pareado e o teste Mann-Whitney do software Minitab. O método utilizado na presente pesquisa foi um estudo de natureza quantitativa experimental sobre os dados de atividade eletrodérmica de 8 (oito) alunos universitários, quando expostos às aulas tanto do método tradicional de ensino quanto active learning. Para tal análise, utilizou-se o sensor de Resistência Eletrodérmica para medir e comparar o EDA desses alunos. Os resultados das análises estatísticas dos dados de EDA se mostraram mais significativos em 62,5% dos participantes com o método de active learning. Conforme os resultados desse estudo, conclui-se que foi possível comparar as atividades eletrodérmica dos alunos em diferentes ambientes de aprendizagem, deste modo, respondendo à questão de pesquisa desse trabalho, validou a hipótese de que há variação de atividade eletrodérmica dos alunos quando expostos ao método tradicional de ensino e active learning.

Atividade eletrodérmica. Ensino tradicional. Aprendizagem ativa.
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