Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4364

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: AULAS DE TOPOGRAFIA PARA ENSINO SUPERIOR;

Robson Luís da Silva, Adriana Marques;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este artigo aborda a importância das aulas práticas e da integração dos avanços tecnológicos no ensino de topografia em instituições de ensino superior, especialmente diante do contexto da pandemia de Covid-19. A topografia desempenha um papel primordial na construção civil, e o domínio das tecnologias relacionadas a ela é grande valia no mercado laboral. Na busca de oferecer vantagens competitivas aos alunos, as instituições de ensino superior investem em metodologias inovadoras que integram tecnologias de ponta, práticas profissionais, ensino teórico e desenvolvimento interpessoal. No entanto, tal integração apresenta grandes desafios aos docentes, pois se faz necessário acompanhar o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos e ser capaz de desenvolver habilidades não técnicas nos alunos. Nesse contexto, a metodologia de ensino baseada em projetos (PBL) surge como uma abordagem adequada, estimulando os alunos a resolver problemas significativos por meio de projetos inovadores em equipe (RIBEIRO, 2005; BENDER, 2015). Este trabalho propõe uma pesquisa bibliográfica para viabilizar a aplicação da metodologia PBL em aulas que contemplem o ensino de topografia em quatro áreas do conhecimento, bem como viabilizar materiais de forma clara aos docentes, buscando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Topografia; ensino; aprendizagem baseada em projeto (PBL); habilidades não técnicas; desafios do ensino-aprendizagem.
Voltar