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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DO GEOGEBRA COMO TIC PARA ENSINAR ALGORITMO PARA O PROBLEMA DA ÁRVORE DE STEINER;
Alayna Marcia Garcia Conceição, Ana Luísa Carvalho Furtado, ANA LUCIA DORNELES DE MELLO;
Uma cadeia de suprimento pode ser caracterizada como uma rede. Os fluxos de atendimento dessa rede devem ser gerenciados de forma eficiente. Muitos problemas de rede estão relacionados à otimização combinatória, em busca da melhor solução de uma grandeza em estudo, de forma a analisar diferentes combinações das variáveis. A grande questão da gestão da cadeia de suprimentos é fazer com que o processo logístico dos produtos e materiais, ou seja, o fluxo de movimentação, seja mais rápido e transparente entre a empresa e os clientes. Nesse sentido, aplicar conhecimento e técnicas para otimização do problema de redes é uma função importante de um engenheiro de produção em uma organização. Nesse cenário, surge o Problema da Árvore de Steiner em busca de uma rede mínima, para interligar um conjunto de pontos fixos com o acréscimo de novos pontos alocados de forma eficiente para otimizar a rede. O Algoritmo de Melzak, fornece a primeira solução finita e é a base dos algoritmos para Árvores de Steiner no plano euclidiano. O presente estudo, utilizou-se da abordagem sobre TIC's - Tecnologia da Informação e Comunicação - como ferramenta educacional para criação de um ferramental didático e dinâmico sobre o Algoritmo de Melzak por meio do uso do software Geogebra, uma interface online de matemática dinâmica que utiliza conceitos de álgebra e geometria através de programação. Por tanto, a TIC criada através do software Geogebra vem para facilitar o aprendizado sobre o algoritmo, bem como sobre as propriedades e definições de árvores de Steiner, de forma a auxiliar o processo de aprendizagem de engenheiros de produção sobre um tema importante na área de Gestão de Cadeias de Suprimentos.
Gestão da Cadeia de Suprimentos; TIC; Árvore de Steiner; Algoritmo; Geogebra