4358
ESTRUTURAÇÃO DE UM PROJETO INTEGRADOR COM FOCO EM COSMETOLOGIA PARA O CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA;
ADRIANA PAULA FERREIRA PALHARES;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Os projetos integradores são atividades acadêmicas que utilizam de metodologias ativas de ensino e possuem como objetivo principal conectar conteúdos de disciplinas distintas para a elaboração de um projeto em equipe em que o aluno é o protagonista central, desenvolvendo habilidades de comunicação, criatividade, empreendedorismo e trabalho em grupo. Dentre as diversas temáticas existentes para a criação de um projeto integrador em um curso de Engenharia Química, destaca-se a área de Cosmetologia, um mercado que vem crescendo acima da média global ao ano e marcado pela inovação e reformulação de novos produtos. Desse modo, o objetivo desse trabalho de graduação é construir uma proposta de um projeto integrador aplicável ao curso de Engenharia Química da UFSCar. Para isso, foi realizada uma análise das atividades de quatro projetos integradores já existentes em cursos de engenharia, afim de utilizar seus resultados e experiências como base na criação da proposta. Com a intenção de validar hipóteses relacionadas à estruturação de um projeto integrador e elencar sugestões e opiniões dos alunos sobre o tema, foi aplicado um questionário on-line aos alunos do curso do qual se pode inferir a receptividade, motivação e compreensão da importância desta atividade. Por fim, é apresentada a proposta de um projeto integrador a ser aplicado para alunos ingressantes no segundo semestre letivo. Tal projeto possui como escopo principal a resolução prática de uma situação-problema conduzida como problema aberto, em que o objetivo final é o desenvolvimento de um produto cosmético, técnico e comercialmente. O projeto proposto utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e o movimento Maker como principais metodologias ativas a serem seguidas. A formação docente, os instrumentos adequados da avaliação do ensino baseado em competências e estruturação das disciplinas básicas de forma integrada são desafios que se apresentam para o planejamento e sucesso da atividade.
Projeto Integrador. Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino Engenharia Química