4354
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOAEM OS IMPACTOS DO APOIO INICIAL NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS DISCENTES DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFOP;
Maria Teresa Fernandes Matos Alves, Lucas Rocha Natividade, Paloma Paula Gomes Cipriano, Gabriel dos Santos, Carlos Alberto Pereira;
COBENGE23
[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
Na universidade, quando um estudante se matricula em um curso de engenharia, preocupações podem surgir imediatamente em relação aos novos desafios que eles enfrentarão, incluindo receios sobre o novo ambiente social, novas responsabilidades e disciplinas de educação básica desafiadoras. É justamente nessa fase inicial dos estudos de graduação que os estudantes podem se sentir desamparados, levando a altas taxas de desistência que podem ser evitadas por meio de orientação e apoio inicial. No Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) da UFOP, o projeto Orientação Acadêmica da Engenharia de Minas (OAEM) foi criado em maio de 2013, com o objetivo de acolher os calouros do curso e auxiliá-los ao longo do primeiro semestre, proporcionando encontros que abrangem diversos tópicos, incluindo as oportunidades que a universidade e o departamento podem oferecer, bem como conversas e palestras com professores e ex-alunos. Como resultado, ao longo de seus 10 anos de atuação, a OAEM tem se mostrado um projeto crucial no combate à taxa de evasão, impactando positivamente seus participantes, ao mesmo tempo em que busca melhorias para proporcionar ainda mais conforto diante das dificuldades enfrentadas pelos novos estudantes.
Apoio, Calouro, Engenharia, Impactos