Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4354

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOAEM OS IMPACTOS DO APOIO INICIAL NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS DISCENTES DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFOP;

Maria Teresa Fernandes Matos Alves, Lucas Rocha Natividade, Paloma Paula Gomes Cipriano, Gabriel dos Santos, Carlos Alberto Pereira;

COBENGE23

[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

Na universidade, quando um estudante se matricula em um curso de engenharia, preocupações podem surgir imediatamente em relação aos novos desafios que eles enfrentarão, incluindo receios sobre o novo ambiente social, novas responsabilidades e disciplinas de educação básica desafiadoras. É justamente nessa fase inicial dos estudos de graduação que os estudantes podem se sentir desamparados, levando a altas taxas de desistência que podem ser evitadas por meio de orientação e apoio inicial. No Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) da UFOP, o projeto Orientação Acadêmica da Engenharia de Minas (OAEM) foi criado em maio de 2013, com o objetivo de acolher os calouros do curso e auxiliá-los ao longo do primeiro semestre, proporcionando encontros que abrangem diversos tópicos, incluindo as oportunidades que a universidade e o departamento podem oferecer, bem como conversas e palestras com professores e ex-alunos. Como resultado, ao longo de seus 10 anos de atuação, a OAEM tem se mostrado um projeto crucial no combate à taxa de evasão, impactando positivamente seus participantes, ao mesmo tempo em que busca melhorias para proporcionar ainda mais conforto diante das dificuldades enfrentadas pelos novos estudantes.

Apoio, Calouro, Engenharia, Impactos
Voltar