4348
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PET ELÉTRICA - UFPB EM SEUS 10 ANOS DE HISTÓRIA;
ADEMAR VIRGOLINO DA SILVA NETTO, JOS? MAUR?CIO R DE SOUZA NETO, ANA CLARA VILAR BANDEIRA, RAYANE MIRIAN DA SILVA, ELTON DAVI RAMOS DA SILVA, GISELA CARLA LOPES DE LIMA, PEDRO GERMANO AGRIPINO CRUZ, HYAGO FELLIPE, IA?COB T?RCIO LANDIM CRUZ;
Diante da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão requerida constitucionalmente às universidades, o Programa de Educação Tutorial se faz necessário no pleno desenvolvimento dos três pilares em uma graduação. Dessa maneira, desde sua criação em 2013, o Programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (PET Elétrica-UFPB) impulsionou mais de 70 alunos de engenharia elétrica a desenvolverem atividades de cunho social, profissional e acadêmico, buscando unir a tríade indissociável das intituições de ensino superior. Por meio de cursos extracurriculares diversos, de curta duração, contemplando mais de 1000 alunos internos ou externos a UFPB, com abordagens práticas em sua maioria não existentes durante a graduação. Bem como a organização de eventos integrativos dos ingressantes do CEAR, de disseminação da graduação para alunos de ensino médio, de campanhas de doação de alimento e sangue, ou até mesmo o suporte aos graduandos com livros e componentes eletrônicos importantes. Além de estar presente no âmbito da iniciação científica, deslizando por todas as áreas de conhecimento de Engenharia Elétrica, assim como a participação em congressos e eventos. Com isso, este artigo tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas pelo PET Elétrica - UFPB em seus 10 anos de existência, com ênfase na influência do projeto por meio de dados quantitativos e qualitativos.
Indissociabilidade, influência, graduação, formação acadêmica.