Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4344

APRIMORANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: ANÁLISE DO IMPACTO DOS MINICURSOS DE ARDUINO DO GRUPO PET ELÉTRICA - UFPB;

Ademar Virgolino da Silva Netto, José Maurício R de Souza Neto, Rafael Oliveira dos Santos, Pedro Augusto Chaves Pedroza, Maria Thaís da Nóbrega Maurício, João Carlos Gomes Pinheiro Cavalcante, Thalita Ferreira Cavalcanti, Laís Araújo Mangueira, Mateus Navarro Ribeiro de Lima;

COBENGE23

[99] 08. Programas Especiais

[317] 08.Programas especiais

O avanço tecnológico e científico da atual sociedade vem atrelado a um crescimento na demanda de profissionais cada vez mais especializados. Essa evolução tem grande influência nos alunos do curso de Engenharia Elétrica, impactando diretamente as estruturas do mercado de trabalho e o meio docente. Por conta disso, é imprescindível citar a atual importância de linguagens de programação para o mercado de trabalho de diversas profissões e o fato de que as disciplinas iniciais das graduações da área de engenharia são de formação geral, impossibilitando que os discentes, em sua maioria, tenham um contato maior conteúdos mais específicos do curso. Dessa forma, pensando em capacitar os alunos da graduação e ampliar seus conhecimentos na área de programação e automação, o grupo PET Elétrica - UFPB criou uma série de minicursos focando na plataforma de prototipagem Arduino. Diante disso, este trabalho busca analisar os impactos dessas capacitações na vida acadêmica e profissional dos estudantes, com os dados obtidos por meio de questionários de satisfação on-line e com as métricas fornecidas por plataformas digitais.

capacitações, Arduino, mercado de trabalho.
Voltar